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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas de segurança

Itens importantes para checar em seu veículo, conforme norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 14624
Sistema de freios 

·         Fluido para freio
Indicação: troca anual
·         Discos de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
·         Pastilhas de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
·         Tambor de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
·         Freio a tambor
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
·         Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
Indicação: verificar a cada 30 mil Km
Suspensão é responsável pela estabilidade do veículo 

·         Amortecedores
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
·         Molas
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
·         Bandejas e braços
Danificadas e buchas gastas
·         Pivôs e buchas
Folgas ou gastos
·         Barra estabilizadora e bieletas
Folgas ou gastos
Filtro de ar

Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.

Palhetas do pára-brisa

Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro. 

Bateria

·       Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga  ávida útil dos pneus.
·       Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
·       Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
·       Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
·       Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
·       Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos que testam todos os elementos da bateria.
·       Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
·       Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico. Após essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
·       Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
·       Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma oficina de sua confiança. O mau funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente, e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
·       Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da bateria. Isso é muito comum em táxis.
Faróis

A troca deve feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.
Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.

Pneus
Como aumentar a vida útil dos pneus?
A vida útil dos pneus depende das condições mecânicas do veículo (manutenção) e dos cuidados dispensados pelo motorista. A BOX 23 – Centro Automotivo orienta seus clientes por intermédio de profissionais treinados e altamente capacitados.
Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.
Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

Evite o desgaste máximo

O desgaste máximo de um pneu é de 1.6 mm de profundidade nos sulcos da banda de rodagem. Este é o limite de segurança. Ultrapassando esse limite, o pneu carecou. E se o pneu carecar, passe na BOX 23 – Centro Automotivo, pois o seu veículo pode ser apreendido. A resolução do CONTRAN 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal, colocando em risco a sua segurança e a de quem mais estiver no veículo.

Portanto, faça um check-up periódico nos pneus. “Desgaste além do máximo, garantia mínima”, veja o que o desgaste nos pneus pode ocasionar:
Derrapagens laterais.Instabilidade em pistas molhadas.Redução da resposta na frenagem.Risco de estouros.

Quem cuida, ganha em economia e segurança

Evite dirigir em alta velocidade: A alta velocidade provoca um flexionamento excessivo da carcaça resultando em superaquecimento dos pneus, aumentando o desgaste da banda de rodagem.Evite fazer curvas em velocidade: isto força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos mesmos.Evite freadas ou arrancadas bruscas: esta prática provoca o aparecimento de desgastes irregular e acelerado na banda de rodagem do pneu.Evite subir ou descer nas guias da calçada, em acostamentos ou outros desníveis com severidade: esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem com quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros.Evite roçar os pneus no meio-fio: o atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio podem provocar separações e arrancamentos nessa área.

Evite a sobrecarga

Antes de montar o pneu, verifique se o índice de carga e velocidade são os recomendados para o veículo conforme o manual do proprietário, pois quando o peso aplicado sobre o pneu excede ao especificado, compromete-se a sua durabilidade (quilometragem), e aumentam-se os riscos de alterações estruturais ou estouros.

Faça o rodízio dos pneus

O rodízio proporciona um desgaste parelho para os pneus e maior durabilidade, assegurando melhor aderência em curvas e frenagens, mais estabilidade e maior economia e segurança.

Calibragem

A baixa pressão é grande inimiga dos pneus e geradora de sérios riscos de segurança:
Aumenta o desgaste nos ombros do pneu (apoio maior sobre essa área).
Aumenta o consumo de combustível (maior resistência ao rodar).
Provoca perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
Deixa a direção pesada e dificulta o manejo (maior resistência).
Gera rachaduras na carcaça e na área dos flancos do pneu (mais flexão e mais calor).
Provoca quebra circunferencial da carcaça na área dos flancos (excesso de flexão).
Provoca bolsas de separação entre lonas e sob a banda de rodagem (gerada por calor e atrito).
Provoca desagregação da rodagem (geralmente na região dos ombros, onde o calor se acumula mais).

O excesso depressão também gera problemas que podem comprometer a sua segurança:
Desgastes acentuados no centro da banda de rodagem (apoio maior sobre esta área).Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo).Menor resistência a impactos aumentando riscos de estouros (menor absorção).Menor resistência a perfurações (rodagem mais rígida).Menor conforto ao dirigir: o veículo fica mais duro (menor absorção).
Acelera o desgaste geral do pneu (trabalha mais quente).

Alinhamento

·         A cada 5.000 km
·         A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
·         Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
·         Trepidação das rodas dianteiras
·         Vibração do carro
·         Volante duro
·         O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
·         O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados
Balanceamento
·         A cada 5.000 km
·         A cada troca de pneus
·         Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
·         Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
·         Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar

“A fé em DEUS nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.”