Itens importantes para checar em seu veículo, conforme norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 14624
· Fluido para freio
Indicação: troca anual
Indicação: troca anual
· Discos de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
· Pastilhas de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
· Tambor de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
· Freio a tambor
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
· Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
Indicação: verificar a cada 30 mil Km
Indicação: verificar a cada 30 mil Km
Suspensão é responsável pela estabilidade do veículo
· Amortecedores
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
· Molas
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
· Bandejas e braços
Danificadas e buchas gastas
Danificadas e buchas gastas
· Pivôs e buchas
Folgas ou gastos
Folgas ou gastos
· Barra estabilizadora e bieletas
Folgas ou gastos
Folgas ou gastos
Filtro de ar
Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.
Palhetas do pára-brisa
Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro.
Bateria
· Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga ávida útil dos pneus.
· Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
· Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
· Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
· Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
· Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos que testam todos os elementos da bateria.
· Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
· Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico. Após essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
· Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
· Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma oficina de sua confiança. O mau funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente, e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
· Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da bateria. Isso é muito comum em táxis.
Faróis
A troca deve feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.
Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.
Pneus
Como aumentar a vida útil dos pneus?
A vida útil dos pneus depende das condições mecânicas do veículo (manutenção) e dos cuidados dispensados pelo motorista. A BOX 23 – Centro Automotivo orienta seus clientes por intermédio de profissionais treinados e altamente capacitados.
Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.
Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.
Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.
Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.
Evite o desgaste máximo
O desgaste máximo de um pneu é de 1.6 mm de profundidade nos sulcos da banda de rodagem. Este é o limite de segurança. Ultrapassando esse limite, o pneu carecou. E se o pneu carecar, passe na BOX 23 – Centro Automotivo, pois o seu veículo pode ser apreendido. A resolução do CONTRAN 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal, colocando em risco a sua segurança e a de quem mais estiver no veículo.
Portanto, faça um check-up periódico nos pneus. “Desgaste além do máximo, garantia mínima”, veja o que o desgaste nos pneus pode ocasionar:• Derrapagens laterais.• Instabilidade em pistas molhadas.• Redução da resposta na frenagem.• Risco de estouros.
Portanto, faça um check-up periódico nos pneus. “Desgaste além do máximo, garantia mínima”, veja o que o desgaste nos pneus pode ocasionar:• Derrapagens laterais.• Instabilidade em pistas molhadas.• Redução da resposta na frenagem.• Risco de estouros.
Quem cuida, ganha em economia e segurança
• Evite dirigir em alta velocidade: A alta velocidade provoca um flexionamento excessivo da carcaça resultando em superaquecimento dos pneus, aumentando o desgaste da banda de rodagem.• Evite fazer curvas em velocidade: isto força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos mesmos.• Evite freadas ou arrancadas bruscas: esta prática provoca o aparecimento de desgastes irregular e acelerado na banda de rodagem do pneu.• Evite subir ou descer nas guias da calçada, em acostamentos ou outros desníveis com severidade: esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem com quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros.• Evite roçar os pneus no meio-fio: o atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio podem provocar separações e arrancamentos nessa área.
Evite a sobrecarga
Antes de montar o pneu, verifique se o índice de carga e velocidade são os recomendados para o veículo conforme o manual do proprietário, pois quando o peso aplicado sobre o pneu excede ao especificado, compromete-se a sua durabilidade (quilometragem), e aumentam-se os riscos de alterações estruturais ou estouros.
Faça o rodízio dos pneus
O rodízio proporciona um desgaste parelho para os pneus e maior durabilidade, assegurando melhor aderência em curvas e frenagens, mais estabilidade e maior economia e segurança.
Calibragem
A baixa pressão é grande inimiga dos pneus e geradora de sérios riscos de segurança:
• Aumenta o desgaste nos ombros do pneu (apoio maior sobre essa área).
• Aumenta o consumo de combustível (maior resistência ao rodar).
• Provoca perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
• Deixa a direção pesada e dificulta o manejo (maior resistência).
• Gera rachaduras na carcaça e na área dos flancos do pneu (mais flexão e mais calor).
• Provoca quebra circunferencial da carcaça na área dos flancos (excesso de flexão).
• Provoca bolsas de separação entre lonas e sob a banda de rodagem (gerada por calor e atrito).
• Provoca desagregação da rodagem (geralmente na região dos ombros, onde o calor se acumula mais).
O excesso depressão também gera problemas que podem comprometer a sua segurança:• Desgastes acentuados no centro da banda de rodagem (apoio maior sobre esta área).• Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).• Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo).• Menor resistência a impactos aumentando riscos de estouros (menor absorção).• Menor resistência a perfurações (rodagem mais rígida).• Menor conforto ao dirigir: o veículo fica mais duro (menor absorção).• Acelera o desgaste geral do pneu (trabalha mais quente).
Alinhamento
· A cada 5.000 km
· A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
· Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
· Trepidação das rodas dianteiras
· Vibração do carro
· Volante duro
· O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
· O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados
Balanceamento
· A cada 5.000 km
· A cada troca de pneus
· Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
· Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
· Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar
“A fé em DEUS nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.”